/12 PEDACINHOS DA GRÉCIA ANTIGA – 001 – Sem amor não haveria mundo

12 PEDACINHOS DA GRÉCIA ANTIGA – 001 – Sem amor não haveria mundo

Começo a publicar hoje mais um livro infanto-juvenil inédito (alô editoras). Depois de ARTUR E A RUIVINHA, agora é a vez de

12 PEDACINHOS DA GRÉCIA ANTIGA

OS GREGOS E SEUS MITOS (Apresentação)

O mito é uma história, uma narrativa, um relato. Mas ele não é uma história qualquer. Ninguém inventa um mito. O mito vem de uma tradição oral, contada e recontada por gerações e gerações. É como se o mito estivesse lá, no princípio de tudo, ao mesmo tempo contando como o mundo foi criado e sendo criado com o surgimento do mundo.

Muitos povos tiveram nos mitos uma forma de explicar aquilo que precisava ser explicado: como surgiu a vida, quem foram os primeiros homens, por que existem homens e mulheres, por que nascemos, vivemos e morremos. Dentre esses povos, os gregos antigos se destacam por um conjunto de mitos, que chamamos de mitologia, extremamente rico e fascinante.

O mito, à sua maneira, explica. Mas também diverte, encanta, faz sonhar, faz pensar, ensina, educa. O mito era transmitido boca a boca, cantado nas festas, nas feiras, nas casas mais humildes ou nos palácios. Era a grande escola dos gregos muito antes das escolas serem inventadas. Antes mesmo de existir escrita, o mito era a forma de preservar a sabedoria que os seres humanos iam acumulando ao longo da sua história.
Neste livro, de forma leve e bem humorada, apresentamos algumas histórias retiradas desse baú de tesouros da mitologia grega.

Doze pedacinhos da Grécia antiga para crianças.

SEM AMOR NÃO HAVERIA MUNDO

Antes de existirem as mulheres e os homens, os adultos e as crianças, tinha que haver um mundo onde eles pudessem viver.
E já estava tudo prontinho para o mundo surgir. Só que havia um problema, dos grandes. Para existir o mundo, era preciso que Urano (o Céu) se unisse a Gaia (Terra). Acontece que os dois eram meio orgulhosos e bastante teimosos.

Gaia tinha surgido primeiro, com suas montanhas, florestas, as ondas do mar e o solo firme para pisar. Ela era, sobretudo, a Terra mãe.

Urano, o Céu com todas as estrelas que nele cabem, viera depois. Gostava de Gaia, ficava paquerando ela de longe, mas nunca se aproximava.

Foi quando entrou em cena um ancião cheio de sabedoria, chamado Amor (Eros). Eros sabia que aqueles dois haviam sido feitos um para o outro. E a fala doce e envolvente de Eros dissolveu o orgulho e doravante Gaia e Urano estiveram para sempre unidos.

Assim nasceu o mundo, graças ao Amor (Eros).