/DEFINIÇÕES DE RAÇA E DE RACISMO

DEFINIÇÕES DE RAÇA E DE RACISMO

Definições de RAÇA:

Raça é um conceito biológico mas é uma realidade social… Raça é uma das maneiras de coletivizar as pessoas nas nossas mentes.”

(Thomas Sowell, Race and Culture, 1994)

Fonte: SCHWARCZ, Lilia & QUEIROZ,Renato da Silva (orgs.). [1996] Raça e diversidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/ Estação Ciência.MAIO,Marcos Chor & SANTOS,Ricardo Ventura (orgs.). p.12.

Parece, hoje, indiscutível, à luz da ciência, que no caso dos seres humanos não há raças. Em apenas um sentido, que Lévi-Strauss chamou ‘raças invisíveis’, a antiqüíssima palavra quer dizer alguma coisa quando se refere a nossa espécie – são os conjuntos de freqüências genéticas que fazem, ocasionalmente, uma pessoa loirírssima estar mais perto de outra preta retinta do que de outra também loira. Não há raças e entretanto há relações raciais.”

(Joel Rufino dos Santos)

Fonte: [1996] MAIO,Marcos Chor & SANTOS,Ricardo Ventura (orgs.). Raça, Ciência e Sociedade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/CCBB. p. 219.

Definição de RACISMO:

Racismo é a valorização generalizada e definitiva de diferenças reais ou imaginárias, em proveito do acusador e em detrimento da vítima, a fim de justificar os seus privilégios ou a sua agressão.”

Fonte: SCHWARCZ, Lilia & QUEIROZ,Renato da Silva (orgs.). [1996] Raça e diversidade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. p.11.