/TAO – MEDITAÇÕES DIÁRIAS 101 – Concentração

TAO – MEDITAÇÕES DIÁRIAS 101 – Concentração

CONCENTRAÇÃO

Imaginação, poema, o espírito se eleva.

Separe-os para conhecê-los como  aspectos do todo;

Junte-os para conhecer o  mistério  da totalidade.

A mente, se focalizada, pode tornar-se a mais poderosa força que conhecemos. Contudo, no  caso da maioria de nós, estamos perdidos na vastidão  de nossas mentes encantadas. Brincamos com diferentes aspectos, encontramos certos modos com os quais seguimos em frente e deixamos o resto inexplorado. Os que seguem Tao não  fazem isso. Querem explorar todas as dimensões da mente para encontrar uma forma de consciência absolutamente integral.

O meio primário de exploração é a concentração da mente. Os praticantes primeiro selecionam um aspecto e aprofundam-se nele pela concentração diária. Apenas quando o  compreenderam totalmente é que seguem em frente. É como estudar. Quando você é apresentado a um tema pela primeira vez, coloca sua atenção para funcionar a fim de dominar o conhecimento. Tal concentração leva à absorção, como ocorre quando se misturam líquidos em uma garrafa: uma vez combinados, não podem mais se diferenciar um do outro.

Por meio da concentração, os vários aspectos da mente podem ser unidos em um modo superconsciente. O som é a mesma coisa que a visão, o gosto é igual ao cheiro, o  toque é como o pensamento, e tudo o que somos é idêntico à energia espiritual que reside dentro de nós. Nessa concentração elevada, há união completa, e sentimos a alegria da integração total com todas as nossas facetas.