/Histórias do Alvito – URUCUIA A E FORÇA DO ROSINHA

Histórias do Alvito – URUCUIA A E FORÇA DO ROSINHA

URUCUIA E A FORÇA DO ROSINHA
Talvez vocês se lembrem que em maio deste ano eu estive na cidade de Urucuia, em pleno sertão de Minas Gerais, em pleno sertão de Rosa, com suas lindas menções ao rio Urucuia em Grande sertão: veredas.
Ali comecei o projeto “O Urucuia é o meu rio e o Grande sertão é a minha casa”, dando um mês de aulas sobre o livro para estudantes e professores da E.E. Antonio Esteves dos Anjos além de cinco professores vindos de uma cidade próxima, Arinos. O trabalho só foi realizado graças ao apoio de inúmeras pessoas que doaram exemplares da obra, às quais eu mais uma vez agradeço.
Quatro meses depois, recebo uma mensagem de áudio da minha amiga Leninha, professora da escola, que já foi diretora e é a grande dama da educação urucuiana. Eis o que ela disse e que muito me alegrou:
“Depois que você deu o curso aqui, o prefeito resolveu trabalhar em todas as escolas municipais o Guimarães Rosa. Agora em todas as escolas vai haver um mural de Guimarães Rosa.
Estão fazendo um trabalho com a criançada, primeiro foi com os educadores, agora é com as crianças.
E parece que vai começar um investimento no rio, com placas na entrada de Urucuia.”
Querida amiga Leninha, permita discordar de você, não atribua essa mudança a mim e sim à força da arte do Rosinha. Sem falar na magia do inexplicável do qual ele tanto gostava.
P.S: Há nove municípios mineiros banhados pelo Urucuia, agora só faltam oito rsrs
PPS: Rosinha, obrigado por tudo e por mais alguma coisa também.