/A GUERRA DE HIS-TRÓIA

A GUERRA DE HIS-TRÓIA

A GUERRA DE HIS-TRÓIA, uma peça pós-moderna auto-referencial esquizofrênica

Cenário : Olimpo tropical, de frente para o mar e de costas para a sociedade brasileira

CENA UM:

(Zeus Ichfiano, barbas pintadas de acaju, voz empostada de pós-doutor, a mão direita empunhando um relâmpago onde se lê: ERUDIÇÃO, mão esquerda portando um chicote onde se lê BOLSASDE PESQUISA):

– Convoquem os professores do departamento, digo, os PHDeuses. É preciso que todos tomem posição em relação à Guerra de His-Tróia

(Hera vestida de índia amazônica, de olhos bovinos – leiam Homero – em tom subserviente)

– Que desejais, meu amo ? Aqui estou para servir-te …

(Zeus Ichfiano)

– Então não sabes ? Mortais estudantes pretendem votar na assembléia dos PHDeuses !!

(Hera de olhos bovinos)

– Mas que horror, é o caos, a barbárie total… Mas aqui em casa quem manda sou eu, ou melhor (diante de Zeus Ichifiano brandindo o relâmpago)… sois vós, meu amo e senhor

(Mi-Enerva, uma pastinha bem burocrata em cada mão e um chapéu estilo Carmem Miranda com livros ao invés de bananas)

– Reles estudantes comedores do bandejão votando, estão pensando que isto aqui é uma balbúrdia total, um desatino, uma turumbamba, uma democracia ?

(CORO DE OPERÁRIOS, POBRES, NEGROS E FUDIDOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM GERAL)

– O que nós temos a ver com isso ? O que isso tem a ver conosco ?

(Afro-Disse, sedutora, corpo de mulata do balaco-baco)

– (apontando os estudantes na platéia) Mas não é preciso consultar as bases ?

(Deus Segundo, com uma camiseta onde se lê apud, vide, confer, opus cit. et alii)

– Segundo um autor muito importante, neo-zelandês da Escola de Frankfurt com tintas weberianas, cujo nome esqueci agora, votar é uma ilusão…

(Diana pesquisa, coberta de letrinhas dos pés à cabeça, carregando um microfilme na mão)

– Em que caixa empoeirada do Arquivo Nacional encontra-se a fundamentação desta hipótese ?

(Apolo, o epistemólogo, corpo saradão e bombado)

– (apertando o braço de Diana pesquisadora com expressão de desgosto) Sei não, a consistência teórico-metodológica parece meio duvidosa.

(CORO DE OPERÁRIOS, POBRES, NEGROS E FUDIDOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM GERAL)

– O que nós temos a ver com isso ? O que isso tem a ver conosco ?

De repente…

EXPLOSÃO, GRANDE ESTRONDO, RUÍDO ENSURDECEDOR (como fundo musical começa a tocar I Can’t Get no Satisfaction dos Rolling Stones)

(Invasão dos bárbaros, ou melhor, dos estudantes, bandejas de comida nas mãos)

– Uh, uh, vamo invadí, vamo invadí. UNE, DCE, C & A, queremos votar !!!

(Dioniso Galhofeiro, vestido de sambista)

– Isso dava um partido alto (sorrindo, canta e toca pandeiro)

“Lá tem pós-doutor que é mato

Artigos e teses pra chuchu

Mas o lugar nãoé pacato

Tá sempre o maior sururu”

(CORO DE OPERÁRIOS, POBRES, NEGROS E FUDIDOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM GERAL)

– O que nós temos a ver com isso ? O que isso tem a ver conosco ?

Fim (provisório ?) Da CENA UM

Rio de Janeiro, a cidade ainda maravilhosa, no dia 5 de junho de 2004, ao som de “You Can’t Always Get What You Want”

de Rolling Stones, em uma manhã nublada sem nada melhor pra fazer

Marcos Alvito