/Histórias do Alvito – UM ÚTERO CHEIO DE LIVROS E A ÚLTIMA CHAMADA

Histórias do Alvito
Em memória de Dona Vanna Piraccini
UM ÚTERO CHEIO DE LIVROS E A ÚLTIMA CHAMADA
Tudo começou no subsolo. Como um útero cheio de livros, a antiga Livraria Leonardo da Vinci, em plena Avenida Rio Branco, centro do centro do Rio de Janeiro, era o ponto de partida de onde nasciam ideias que depois iam se transformar em artigos, teses e mais livros.
Comigo foi assim. À época de estudante, comecei a dar aula em uma escola noturna em Vilar dos Telles, no município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Meu patrão era um senhor que se dizia comunista mas tomava uísque importado todos os dias e me pagava menos da metade do piso salarial da categoria. Mas foi uma alegria entrar em sala de aula, meus alunos e alunas me ensinaram e começaram a fazer com que eu me tornasse professor. Ao fim do mês, eu pegava os caraminguás do meu “salário” e ia até a Leonardo da Vinci adquirir um livro, porque não dava para comprar mais do que isso. Às vezes, comprava dois ou três e colocava na conta para ir pagando mensalmente, no maravilhoso sistema de Dona Vanna.
Quando fiz prova para professor da universidade, foi novamente a Leonardo da Vinci que me salvou. Lá entrei esbaforido em busca de um livro sobre as invasões vikings na Europa do século IX e saí com um livro de Georges Duby que foi fundamental na minha prova aula. Comecei gaguejando a primeira frase inteira. Depois, entretanto, avisei que iria começar tudo de novo e dei sorte (ou azar?) de ser aprovado.
No processo de elaboração do meu primeiro livro, Guerra na Grécia antiga, encomendei a Dona Vanna um livro fundamental organizado pelo grande helenista Jean Pierre Vernant e que muito me ajudou a entender determinadas questões. Anos mais tarde, a ideia para minha dissertação de mestrado Atenas e a invenção dos bárbaros, também surgiu a partir de um livro comprado na Da Vinci, uma obra sobre os estrangeiros na Grécia antiga.
Sendo assim, não é de espantar que o primeiro curso oficial depois da alforria tenha sido na Nova Livraria Leonardo da Vinci, que tem uma nova proposta mas continua sendo um espaço intelectual importantíssimo na cidade do Rio de Janeiro. Em 2017, lá ofereci o curso Um outro Machado, em que lemos e debatemos alguns dos geniais contos de Machado de Assis.
Agora, às vésperas de iniciar mais um curso sobre a obra de Machado de Assis, desta vez abordando três romances, não poderia deixar de lembrar onde tudo começou e de agradecer à Livraria Leonardo da Vinci, homenageando a memória da inesquecível e inigualável Dona Vanna.