“Vedanta ensina que a verdade essencial de tudo que existe é uma só, eterna, sempre existente e é a natureza do sujeito. O sentimento de mortalidade e carência, comum a todo ser humano, é devido à ignorância de sua real natureza. A solução para esse problema fundamental é o autoconhecimento, e para isso é necessário um meio de conhecimento, pramanam.
Vedanta é o meio de conhecimento na forma de palavras, que revela a identidade entre jiva, o indivíduo, Isvara, a causa do universo, e jagat, o mundo. A frase que sintetiza esse ensinamento é : tat tvam asi, você é aquele, jiva é idêntico a Isvara. O estudante, depois de um processo de estudo, reflexão e contemplação, reconhece: aham Brhma asmi, eu sou o ilimitado Brahman.
A Bhagavadgita, apesar de não fazer parte dos Vedas, por conter o mesmo conhecimento e ter o mesmo formato, tem valor de Upanisad, e muitas vezes é chamada de ‘o quinto Veda’ pela sua importância.
Fonte: Bhagavadgita, tradução do sânscrito e comentários de Gloria Arieira, volume 1. Rio de Janeiro, Vidya-Mandir editorial, 2009.
(continua amanhã)