/Lévi-Strauss – “nossa missão universitária contribuiu para a constituição de uma nova elite”

“Coisa curiosa: a criação da Universidade de S. Paulo, grande obra na vida de Georges Dumas, iria permitir a essas classes modestas começarem a sua ascensão, através da obtenção de diplomas que punham ao seu alcance os lugares administrativos, de tal forma que nossa missão universitária contribuiu para a constituição de uma nova elite, a qual iria desligar-se de nós na medida em que Dumas e depois o Quai d’Orsay recusavam compreender que era essa a nossa criação mais preciosa, apesar de ela se entregar à tarefa de desmontar a feudalidade que, se era certo que nos tinha introduzido no Brasil, fizera-o apenas para lhes servirmos em parte de caução e em parte de passatempo.”

Claude Lévi-Strauss. Tristes Trópicos. Lisboa: Edições 70, 1981.