/TAO – MEDITAÇÕES DIÁRIAS 124 – Desafio

TAO – MEDITAÇÕES DIÁRIAS 124 – Desafio

DESAFIO

Todo deus pode ser desafiado.

Sem escolha, não há devoção.

Houve muitos rebeldes que escolheram desafiar seus deuses. Sem essa opção, não pode haver devoção a um conceito sagrado. Pois a devoção só tem valor quando se toma uma decisão consciente, mesmo reconhecendo as dificuldades que se apresentam. Escolher ser uma pessoa devota é bom. Escolher desafiar os deuses também é bom, pois reafirma a capacidade básica dos seres humanos de fazer escolhas. Não podemos suportar religiões que digam que não há escolhas.

O totalitarismo metafísico de qualquer tipo  sufoca a liberdade que temos como  seres humanos. Não é aceitável ter uma religião em que a alternativa à fé é o castigo – é assim que se treinam cães, não que se desenvolvem pessoas. A espiritualidade só é grande quando permite essa liberdade suprema de segui-la. Se sofremos devido a dificuldades, isso não é castigo divino e não devemos permitir que isso crie perguntas debilitantes.

Se você passar por uma crise na vida, ela pode muito bem desafiar a sua fé. Talvez você até reaja com amargura aos seus deuses e clame: como algo sagrado pôde permitir que essa atrocidade me acontecesse? Os deuses, porém, não são nossos pais nem nossos protetores. Estão presentes somente para nos inspirar a ser pessoas melhores. É secundário se escolhemos as crença ou o desafio. O importante é sermos sempre capazes de escolher.