/HOBSBAWM – Instituições antigas são capazes de fazer adaptações (Igrejas, tribunais, universidades)

é preciso que se evite pensar que formas mais antigas de estrutura de comunidade e autoridade e, consequentemente, as tradições a elas associadas, eram rígidas e se tornaram rapidamente obsoletas;”

(…)

Houve adaptação quando foi necessário conservar velhos costumes em condições novas ou usar velhos modelos para novos fins. Instituições antigas, com funções estabelecidas, referências ao passado e linguagens e práticas rituais podem sentir necessidade de fazer tal adaptação:

a Igreja Católica, frente aos novos desafios políticos e ideológicos e às mudanças substanciais na composição do corpo de fiéis (tais como o aumento considerável do número de mulheres tanto entre os devotos leigos quanto nas ordens religiosas);

(…)

as instituições antigas, como os tribunais, que funcionam agora num outro contexto e às vezes com funções modificadas em novos contextos.

Também foi o caso das instituições que gozavam de uma continuidade nominal, mas que no fundo estavam sofrendo profundas transformações, como as universidades.”

• pós-1848 diminuiu a evasão estudantil em massa, que era causada por protesto ou conflito, porque mudou o caráter acadêmico, aumentou a idade da população estudantil, aburguesaram-se os estudantes e logo diminuiu a turbulência estudantil.

Conclusão: “Em todos esses casos, a inovação não se torna menos nova por ser capaz de revestir-se facilmente de um caráter de antiguidade.”

In: HOBSBAWM,E. & RANGER,T. (Orgs.) A invenção das tradições. Rio de Janeiro:Paz e Terra,1984. p.13.