/HISTÓRIAS DO SAMBA – 19. Minueto na Avenida

HISTÓRIAS DO SAMBA – 19. Minueto na Avenida

1. Minueto na avenida

Além da indispensável bateria e da ala das baianas, talvez não haja nada mais tradicional numa escola de samba do que mestre-sala e porta-bandeira. Quando a escola entra na Avenida, são eles que apresentam a agremiação ao público. O mestre-sala bailando com elegância em torno da porta-bandeira a rodopiar estonteante, essa é uma imagem que simboliza o carnaval como nenhuma outra.

O que nem todo mundo sabe é que esta tradição tem origem… francesa! A dança do mestre-sala e da porta-bandeira tem origem no Minueto, uma dança francesa que foi adotada pela corte portuguesa. As mucamas que estavam de serviço durante os bailes dos senhores e senhoras, levaram a novidade para a cozinha, onde ela fez o maior sucesso. Talvez a imitação dos patrões tenha se dado, de início, em forma de galhofa.

Mas o fato é que a turma gostou e incorporou aqueles passos às suas brincadeiras. Daí a coisa foi adotada pelos cordões, depois pelos ranchos e por fim pelas escolas de samba. Os negros descendentes de escravos apropriaram-se dessa tradição francesa para sinalizar toda a nobreza que existe no samba.