/HISTÓRIAS DO SAMBA – 70. Cafofo da Surica

HISTÓRIAS DO SAMBA – 70. Cafofo da Surica

1. Cafofo da Surica

Por falar em quintal, todo mundo já ouviu falar no Cafofo da Surica, local de memoráveis encontros da Velha Guarda da Portela e de seus parceiros e amigos. Fica na mesma rua do Portelão, a quadra de ensaios da escola construída no início dos anos 70.

A alegria dessa festa de bambas foi bem retratada por Teresa Cristina (Cafofo da Surica), que põe para brincar também os que já se foram:

“Seu Osmar do Cavaco

Puxou um partido

Do mestre Casquinha

Que versou com Argemiro

Lembrando dos tempos

Lá da Portelinha

Velha Guarda no samba

Conduz a emoção

De quem plantou semente

Da flor da canção

A solidão ninguém sabe

Onde é que fica

Porque a festa

Já vai começar

No Cafofo da Surica”

Mas ninguém se engane com a simpatia e o sorriso largo e generoso. Tia Surica não se afasta um milímetro da tradição disciplinadora da Portela, que ela diz ter sido iniciada por Dona Ester, famosa festeira dos primeiros tempos da escola. Ao avistar algum casal assanhado extrapolando os limites do aceitável no seu quintal ela repreende os pombinhos na hora. Alegria pode, bagunça não, na Portela é assim.