/HISTÓRIAS DO SAMBA – 24. Piano no bordel

HISTÓRIAS DO SAMBA – 24. Piano no bordel

  1. Piano no bordel

 

Engana-se quem pensa que o marketing e a divulgação comercial das músicas sejam um fenômeno recente. Nada disso. Ainda na década de 1920, Sinhô, aclamado como Rei do Samba, já lançava mão de diversos artifícios para que seus sambas se tornassem conhecidos. Tinha uma amante que tocava piano em uma casa de músicas da Rua do Ouvidor. Quando entrava alguém querendo ouvir as novas músicas disponíveis a moça tocava em primeiro lugar as músicas do seu amado.

Outro procedimento consistia em patrocinar as bandas de música que tocavam nos clubes carnavalescos como Fenianos, Tenentes do Diabo e Democráticos. É claro que isso garantia que suas músicas fossem muito tocadas no carnaval. Também foi Sinhô o primeiro a levar o samba para o teatro, onde muitas vezes as revistas teatrais tinham o nome das suas músicas. Todo esse marketing fazia com que suas músicas fossem consagradas na Festa da Penha, que sempre funcionou como o palco maior para os sambistas cariocas, onde iam apresentar suas novas produções diante de um numeroso público.

 

Por fim, reza a lenda que para divulgar suas músicas não titubeava em tocá-las ao piano nas casas onde se exercia a mais velha profissão do mundo…