/HISTÓRIAS DO SAMBA – 29. Conexão Juiz de Fora

HISTÓRIAS DO SAMBA – 29. Conexão Juiz de Fora

29. Conexão Juiz de Fora

Eu começara uma pesquisa sobre a Velha Guarda da Portela. É bom explicar o que isso significa. Quando se fala em Velha Guarda da Portela todo mundo lembra de Monarco, Casquinha, Surica, sem falar nos saudosos Tia Doca, Tio Jair do Cavaquinho e Argemiro Patrocínio. Essa é a Velha Guarda Show. A Velha Guarda a que estou me referindo é uma instituição que existe em quase toda a escola de samba, integrada pelos componentes mais antigos, com no mínimo 45 anos de idade e muito tempo na agremiação. É composta pela cozinheira da escola, pelo porteiro, pela baiana que desfila há décadas, por compositores, antigos diretores, enfim, pessoas que têm suas vidas entrelaçadas à vida da escola.

Eles se reunem semanalmente, realizam bailes, organizam piqueniques e viagens, enfim, são a alma da escola. No caso da Portela, a sede da Velha Guarda é a Portelinha, a primeira sede da Escola, onde pode-se ler na parede: “Se a Escola de Samba é o fruto, a Velha Guarda é a semente.”

Mesmo sem ser apresentado por alguém eu fui muito bem recebido por eles, com alguma formalidade e muita gentileza.. Sou convidado para assistir a um ensaio da Portela e aceito com prazer. No sábado à noite, quando chego à quadra, horas antes do ensaio começar, vejo um grupo de pagode se apresentando no palco. Estranho um pouco, pois as músicas eram daquele tipo que costumamos chamar de “pagode paulista”, um desvio popularesco do samba pra dizer o mínimo.

Pra piorar, os caras não eram nem paulistas, eram mineiros de Juiz de Fora. Nada contra os mineiros de Juiz de Fora, mas com tanto sambista no Rio de Janeiro, o que eles estavam fazendo na sagrada sede da Velha Guarda da Portela?

Quem me desvendou o mistério foi um componente da Velha Guarda. Ele me explicou que o bicheiro que patrocinava a Portela tinha relações com um deputado mineiro, adivinhem daonde? Acertou quem respondeu Juiz de Fora. E tem mais, aquele mesmo grupo de pagode estava concorrendo aquele ano ao samba enredo da Portela. A Velha Guarda apoiava outro samba, mais melódico e tradicional. É surpresa dizer que o samba vencedor naquele ano foi o da Conexão Juiz de Fora?